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O Processo de Aprendizagem de Alunos de Turismo e Hotelaria Sob a Perspectiva Andragógica
 
     O Processo de Aprendizagem de Alunos de Turismo e Hotelaria Sob a Perspectiva Andragógica
     The Learning Process of Students of Tourism and Hospitality under the Perspective Andragogical
     El Proceso de Aprendizaje de Los Estudiantes de Turismo y Hospitalidad Bajo la Perspectiva Andragógico


Autor(es):
Fagundes Brandão, Jammilly Mikaela
Chaves Cavalcante, Erica Dayane
Guedes Temoteo, Joelma Abrantes


Periódico: Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo

Fonte: Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo; v. 8 n. 3 (2014): setembro/dezembro; 531-551

Palavras-chave:
Aprendizagem; Andragogia. Ensino Superior; Turismo; Hotelaria


Resumo: Crianças, adolescentes e adultos possuem modos diferenciados de aprender, tornando necessária a utilização de abordagens específicas em seus processos de aprendizagem. Considerando o nível de maturidade e autodirecionamento que os adultos tendem a possuir na medida em que vão se desenvolvendo e vivenciando experiências, percebeu-se a necessidade de uma abordagem que considerasse essas diferenças individuais no processo de aprendizagem, fazendo emergir a andragogia - a arte e a ciência destinada a auxiliar os adultos a aprender e a compreender o processo de aprendizagem. Com efeito, este estudo tem como objetivo central analisar a percepção dos discentes de turismo e hotelaria sobre sua atuação em seu processo de aprendizagem, tendo como base o modelo andragógico desenvolvido por Knowles, Holton e Seanson (2011). Buscou-se verificar o perfil de discentes de cursos de bacharelado em turismo e hotelaria e analisar o nível de autodirecionamento (autonomia e independência) desses alunos em seu processo de aprendizagem com base nos princípios andragógicos. Como procedimentos metodológicos, realizou-se uma pesquisa survey com 60 discentes dos cursos de hotelaria e turismo da Universidade Federal da Paraíba – UFPB, utilizando como instrumento uma escala de 5 pontos que versava sobre a concordância desses alunos em relação aos itens. Os dados foram analisados a luz da teoria base. Como resultados, evidencia-se que os alunos que participaram desta pesquisa possuem, na percepção dos mesmos, características como autonomia, autodirecionamento e apresentam níveis de independência enquanto sujeitos em processo de formação e de desenvolvimento de competências, o que revela a necessidade de repensar a formação profissional para melhor aproveitar essas características. Por fim, destaca-se a importância da utilização de uma metodologia de ensino que possibilite abertura para os alunos adequarem seu processo de aprendizagem a sua forma particular de estudar e aprender.