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A relação entre a satisfação geral e as variáveis da satisfação na hotelaria em hotéis de excelência
 
     A relação entre a satisfação geral e as variáveis da satisfação na hotelaria em hotéis de excelência
     The relation between overall satisfaction and the variables of satisfaction in hospitality in hotels of excellence
     La relación entre la satisfacción global y las variables de satisfacción en la hospitalidad en los hoteles de excelencia


Autor(es):
Limberger, Pablo Flores
Boaria, Francieli
Anjos, Sara Joana Gadotti dos


Periódico: Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo

Fonte: Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo; v. 8 n. 3 (2014): setembro/dezembro; 435-455

Palavras-chave:
TripAdvisor; Qualidade do serviço; Excelência na hotelaria.


Resumo: As mídias sociais alteram a forma dos turistas buscarem e trocarem informações e determinam implicações e mudanças gerenciais para as empresas turísticas, incluindo os meios de hospedagem. Os comentários e as avaliações de hóspedes têm impactado a reputação das organizações tanto positiva como negativamente. Os sítios de conteúdo gerado por usuário permitem que estas informações cheguem a outros turistas avaliando a qualidade do serviço prestado e influenciando na decisão de novos visitantes. Desta forma, esta investigação procurou verificar as variáveis da satisfação que influenciam a satisfação geral em hotéis de excelência e se existe diferença entre as influências dependendo da tipologia hoteleira. Para isto, foram analisadas 1373 avaliações em hotéis eleitos como os melhores conforme o prêmio do TripAdvisor 2014 (355 nos melhores hotéis, 343 nos hotéis de pequeno porte, 352 nos hotéis mais baratos e 323 nas pousadas & inns). A metodologia empregada foi a análise de regressão múltipla, uma técnica que permite analisar o efeito de variáveis independentes em uma única variável, conforme Hair, Anderson Taham e Black (2005). As avaliações continham de forma independente verificações sobre: satisfação geral, custo-benefício, localização, qualidade do sono, quartos, limpeza e serviço. Os resultados em termos gerais demonstram a importância do atendimento para os serviços de qualidade, sendo um dos principais influenciadores na satisfação geral para 3 dos 4 tipos de hotéis analisados.