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Intenção de uso de comentários de viagem online na escolha de um meio de hospedagem: Fatores influenciadores
 
     Intenção de uso de comentários de viagem online na escolha de um meio de hospedagem: Fatores influenciadores
     Intention to use online travel reviews in choosing an accommodation: Influencing factors
     Intención de uso de comentarios de viaje online en la elección de un medio de hospedaje: Factores que influyen


Autor(es):
Silva, Marcela Martins
Mendes Filho, Luiz


Periódico: Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo

Fonte: Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo; v. 8 n. 3 (2014): setembro/dezembro; 419-434

Palavras-chave:
Comentários de Viagem Online; Modelo de Aceitação Tecnológica; Teoria Motivacional; Meio de Hospedagem; Turismo.


Resumo: Cada vez mais os consumidores estão lendo e compartilhando comentários relacionados a viagem na Internet que são publicados por viajantes ao invés de consultarem informações geradas pelos próprios prestadores de serviços turísticos. O presente trabalho tem como objetivo analisar os fatores que influenciam a intenção de uso de Comentários de Viagens Online (CVO) na escolha de um meio de hospedagem. Para compreender quais são esses fatores influenciadores relacionados ao CVO no contexto brasileiro, o presente trabalho utiliza o Modelo de Aceitação Tecnológica e a Teoria Motivacional para dar o suporte na investigação. A metodologia sugerida foi a de cunho exploratório-descritivo, com abordagem quantitativa. A coleta de dados foi realizada com 53 estudantes universitários que já utilizaram o CVO na escolha de um meio de hospedagem. O estudo fez uso da técnica de Modelagem de Equações Estruturais Partial Least Squares (PLS), para testar o modelo proposto de oito hipóteses. Para avaliar as cinco variáveis do modelo de pesquisa (facilidade de uso, utilidade percebida, prazer percebido, atitude, e intenção), o PLS avaliou o modelo de mensuração e estrutural da pesquisa. Ao todo, cinco hipóteses foram confirmadas, e três foram rejeitadas. O que pode se concluir pelas hipóteses aceitas é que os viajantes entrevistados que acham útil o CVO, tem atitude e intenção de utilizá-lo na escolha de um meio de hospedagem.