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Fotografias da “Cidade do Sol”: um registro de revelações e ocultações
 
     Fotografias da “Cidade do Sol”: um registro de revelações e ocultações
     Photographs of 'the Sun City': a registry of exposure and concealment
     La fotografía de la “Ciudad del Sol”: un registro de revelaciones y ocultamientos


Autor(es):
da Silva, Sylvana Kelly Marques
Alves, Maria Lúcia Bastos


Periódico: Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo

Fonte: Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo; v. 8 n. 3 (2014): setembro/dezembro; 456-475

Palavras-chave:
Paisagem. Turismo. Fotografia. Natal


Resumo: Entre os diferentes meios de comunicação a fotografia destaca-se como um importante documento visual, que se estabelece na tensão entre a ocultação e a revelação, primordial para o entendimento dos aspectos imaginários do social e suas mediações. O grande elo entre a fotografia e o turismo está justamente em não ser o retrato da sociedade, mas sim, sua representação e memória fragmentada, passível de interpretações contínuas. As fotografias são circunscritas por questões sociais e culturais definidas, já que existem a partir de um processo de criação e montagem que consiste em escolhas e decisões sobre o que merece ser fotografado. Discutir-se-á o papel das fotografias da cidade de Natal concatenadas a atividade turística, buscando o que há de específico que contribuiu para a construção de paisagens turísticas na cidade do Natal e analisando os elementos ideológicos que motivaram sua materialização nos espaços da cidade. Para tal, serão analisadas as imagens da revista Fatos e Fotos, 1968, por meio da observação iconográfica e iconológica sugerida por Kossoy (2003; 2006; 2009) e direcionadas pela leitura crítica de José de Souza Martins (2009), que afirma a mediação da fotografia nos interesses imersos no cotidiano social, traduzindo-se em expressão dinâmica do registro, um resultado de presenças e ausências que revelam as negações e contradições do mundo real. Por fim, entende-se que as paisagens da cidade não existem em si mesmas, enquanto um espaço natural, mas foram consolidadas através dos discursos e visualidades atrelados à lógica hegemônica da sociedade capitalista.