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Modelo de monitoramento das redes sociais para orientar a tomada de decisões das destination management organizations
 
     Modelo de monitoramento das redes sociais para orientar a tomada de decisões das destination management organizations
     Social media monitoring model to guide decision making of destination management organization
     Modelo de monitoreo de las redes sociales para orientar en la toma de decisiones de las destination management organizations


Autor(es):
Thomaz, Guilherme Mendes
Biz, Alexandre Augusto
Bettoni, Eduardo Michelotti
Pavan, Cecilia Souza


Periódico: Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo

Fonte: Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo; v. 9 n. 2 (2015): maio/agosto; 196-220

Palavras-chave:
Monitoramento de redes sociais. Tomada de decisões. Destination management organization.


Resumo: A ampla adoção das mídias sociais pelos usuários e organizações vem gerando um aumento exponencial de dados e conteúdos que oferecem oportunidades para serem tratados e transformados em informações e conhecimentos. No entanto, o tratamento destes dados se considera um desafio e exige o uso de recursos adequados. Considerando este cenário, apresenta-se nesta pesquisa um modelo de monitoramento das redes sociais como suporte a tomada de deci-sões pelas Destionation Management Organizations (DMO). O modelo proposto foi testado no período de pré e duran-te a Copa do Mundo de Futebol FIFA 2014, tendo como objeto os destinos de Curitiba (PR) e Foz do Iguaçu (PR) e uma estrutura de sete fases. Os resultados do período foram compostos por cerca de 50 mil mensagens, analisados e asso-ciados a uma ontologia de aplicação. Uma grande parte das relações de frequência entre atrativos turísticos e entre as cidades analisadas foram compatíveis com a realidade de sua popularidade no trade turístico.