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As Reais Implicações e Efeitos da Covid19 na Indústria do Turismo: qual é o futuro do turismo em um mundo sem turistas?
 
     As Reais Implicações e Efeitos da Covid19 na Indústria do Turismo: qual é o futuro do turismo em um mundo sem turistas?
     The Real Implications and Effects of Covid19 in the Tourism Industry: what is the future of tourism in a world without tourists?
     Implicaciones y Efectos Reales de Covid19 en el Sector Turístico: ¿cuál es el futuro del turismo en un mundo sin turistas?


Autor(es):
Pillai, Subhash Kizhakanveatil Bhaskaran
Kulshreshtha, Sharad Kumar
Korstanje , Maximiliano E.


Periódico: Anais Brasileiros de Estudos Turísticos

Fonte: Anais Brasileiros de Estudos Turísticos - ABET ; ABET, Vol. 11, Single Issue (2021): Current Topics in Tourism and Thematic Section: “Tourism in times of COVID-19”

Palavras-chave:


Resumo: Embora os estudiosos tenham ficado particularmente fascinados com os efeitos da covid19 , não menos verdade parece ser que sabemos pouco sobre sua evolução e efeitos práticos na indústria do turismo. Mais importante ainda, as reais implicações da pandemia na economia global, assim como o turismo, são incertas (Romagosa, 2020; Korstanje 2020). Em meio a esta confusão, algumas vozes alertaram sobre as oportunidades da COVID19 de refundar as fronteiras epistemológicas da pesquisa turística (Wen et al 2020; Rogerson & Baum, 2020) enquanto outras chamaram sua atenção para os problemas de uma crise ecológica precipitada pelo sistema capitalista (Gossling, Scott & Hall, 2020; Prayag, 2020; Higgins-Desbiolles, 2020). A teoria de base econômica, que durante anos monopolizou a produção e distribuição do conhecimento nas tribos acadêmicas, não só falhou em dar uma definição precisa de turismo, mas em consolidar a disciplina como uma opção séria. Com base na necessidade de proteger as empresas ou a imagem orgânica do destino, esta teoria enfatizou a figura do turista como única fonte de informação válida. Ainda mais, o paradigma econômico tem invariavelmente conduzido a disciplina a uma crise sem paralelo, como alguns estudiosos aderem (Tribe, Dann & Jamal, 2015; Tribe 1997; 2010). Como diz Adrian Franklin (2007), a 'centralidade turística' exibe um ponto de vista restritivo do turismo que se limita a uma perspectiva gerencial baseada no turista como o único agente do sistema. Como resultado disso, outros atores e vozes são empurrados para lugares periféricos. Até certo ponto, a COVID19, até o momento, mostra a impossibilidade de fazer pesquisa aplicada em um mundo sem turistas. Dito isto, a presente edição explora não apenas a limitação da teoria atual do turismo - e da pesquisa - mas também as oportunidades e os desafios colocados à indústria nos anos vindouros.