Publicações de Turismo
Nova busca:        


Imagem de destinos turísticos: avaliação à luz da teoria da experiência na economia baseada em serviços
 
     Imagem de destinos turísticos: avaliação à luz da teoria da experiência na economia baseada em serviços
     Tourism destinations’ image: assessment vis-à-vis the experience in theory and in the service-centric economy
     Imagen de los destinos turísticos: evaluación a la luz de la teoría de la experiencia en la economía basada en los servicios


Autor(es):
Añaña, Edar da Silva
Anjos, Francisco Antonio dos
Pereira, Melise de Lima


Periódico: Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo

Fonte: Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo; v. 10 n. 2 (2016): maio/agosto; 309-329

Palavras-chave:
Imagem. Experiência. Destinos turísticos.


Resumo: O artigo busca avaliar a imagem de destinos enquanto produtos turísticos à luz da teoria da experiência, com vistas a avaliar as relações existentes entre ambos os construtos. Testa uma escala de mensuração para a imagem de destinos litorâneos, com diferentes atrativos, e analisa o arranjo interno dos fatores imaginários à luz da teoria da experiência e da composição dos destinos enquanto produtos turísticos. Trata-se de uma pesquisa exploratório-descritiva com abordagem quantitativa, a partir da aplicação de um survey com potenciais turistas brasileiros que avaliaram um entre oito destinos litorâneos nacionais. Foi utilizada uma amostra, não probabilística por conveniência, de 178 consumidores de diferentes faixas etárias e renda, oriundos de diversos estados brasileiros. O trabalho avança sobre a teoria revisada, apresentando uma forma inovadora de ver a imagem de destinos turísticos à luz de dois elementos que interferem na decisão de visitar ou não um lugar: o arranjo dos destinos enquanto produtos turísticos e a experiência que se espera viver nos destinos.