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Boticas e o “Vinho dos Mortos”: reforçar a identidade cultural do território na experiência de enoturismo
 
     Boticas e o “Vinho dos Mortos”: reforçar a identidade cultural do território na experiência de enoturismo
     Boticas and the “Wine of the Dead”: reinforcing cultural territorial identity in wine tourism experiences
     Boticas y el 'vino de los muertos': fortalecer la identidad cultural del territorio en la experiencia del turismo de vino


Autor(es):
Salvado, Josefina Olívia


Periódico: Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo

Fonte: Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo; v. 11 n. 2 (2017): maio/agosto; 294-319

Palavras-chave:
Enoturismo. Ecossistema. Património cultural. Vinho dos Mortos. Boticas.


Resumo: Propósito justificado do tema: O território de Boticas (Norte Portugal), embora de baixa densidade populacional é visto como um espaço de valorização do património cultural, ao integrar de forma harmoniosa o seu ecossistema de enoturismo através de várias dinâmicas potenciadoras dos recursos endógenos, resultando num reforço da identidade e singularidade culturais. Objetivo: O objectivo deste trabalho é mostrar o “vinho dos mortos” como uma tradição vitivinícola peculiar e um símbolo da astúcia e sobrevivência do povo de Boticas, tendo surgido no período da 2ª Invasão Francesa (1808). O seu nome resultou do facto do vinho ter sido enterrado no chão das adegas, no saibro, debaixo das pipas e dos lagares para salvaguardar o património do saque dos soldados franceses. Design/Metodologia e abordagem: No estudo foram utilizadas duas metodologias qualitativas: MatrizPCI (Matriz Património Cultural Imaterial) para inventariação dos recursos endógenos, seguindo as orientações da UNESCO quanto à “Salvaguarda de Património Cultural” e o modelo dos 6 A’s de Buhalis para o reconhecimento dos atributos do destino turístico e sustentar a propostas de criação de valor na experiência de Enoturismo. Resultados: Os resultados mostram Boticas como um espaço geográfico multifuncional onde as suas características/atributos endógenos asseguram um posicionamento privilegiado e competitivo no quadro do turismo de vinho. Originalidade do documento: Este trabalho é original quanto ao tema e enquadramento.