Publicações de Turismo
Nova busca:        


A relação entre a felicidade e o desejo por hospitalidade mediada pela autoimagem do turista e a imagem do seu destino
 
     A relação entre a felicidade e o desejo por hospitalidade mediada pela autoimagem do turista e a imagem do seu destino
     The Relationship Between Happiness And The Desire For Hospitality Mediated By Tourism Self-Image And The Image Of Its Destiny
     A relacion entre a felicidad y desejo por hospitalidad mediada pela au-toimagem de turista y a imagem do seu destino


Autor(es):
Aureliano-Silva, Leonardo
Oliveira, Paulo Sergio Gonçalves de
Alves, Carlos Alberto


Periódico: Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo

Fonte: Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo; v. 11 n. 3 (2017): setembro/dezembro; 436-453

Palavras-chave:
Felicidade. Hospitalidade. Turismo. Autoimagem. Congruência.


Resumo: Essa pesquisa justifica-se pela necessidade de ampliar a teoria sobre comportamento do consumidor no turismo e a importância do aprimoramento de práticas comerciais. O principal objetivo deste estudo é analisar a relação entre a busca da felicidade na experiência turística e o desejo por hospitalidade local, mediada pela congruência entre a autoimagem do turista e a imagem do destino. Por meio de uma survey obteve-se 221 questionários respondidos. Para análise dos dados, utilizou-se abordagem quantitativa com o uso da técnica de regressão linear múltipla, e os resultados indicaram relação significativa e positiva entre a busca da felicidade na experiência turística e o desejo por hospitalidade local, mediada pela congruência da autoimagem do turista (como ele se vê) e imagem do destino turístico. A originalidade deste estudo está em identificar a autoimagem do turista e destino turístico como fatores mediadores da percepção de hospitalidade local.