Publicações de Turismo
Nova busca:        


Da lógica ao lucro: uma reflexão sobre a aplicabilidade da lógica dominada por serviço ao ramo hoteleiro
 
     Da lógica ao lucro: uma reflexão sobre a aplicabilidade da lógica dominada por serviço ao ramo hoteleiro
     From logic to profit: a reflection on the applicability of service- dominant logic to the hotel industry
     De la lógica al lucro: una reflexión sobre la aplicabilidad de la lógica dominada por servicio al sector hotelero


Autor(es):
Silva-Lacerda, Jefferson Oliveira da
Castro, Marcela Nunes de
Veiga, Ricardo Teixeira


Periódico: Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo

Fonte: Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo; v. 12 n. 2 (2018): maio/agosto; 112-128

Palavras-chave:
Lógica Dominada por Serviço (LDS). Ecossistema de Serviço. Gestão de hotéis.


Resumo: A Lógica Dominada por Serviço (LDS) obteve importância na ciência de marketing por oferecer uma perspectiva alternativa para a compreensão das trocas sociais e econômicas. Para tanto, o estudo dos sistemas econômicos é redirecionado de um foco centrado tão somente na materialidade do produto para outra lógica, pós-materialista, em que os recursos operantes são essenciais e o serviço é trocado por serviço. Este ensaio científico pretende elucidar, mediante uma reflexão, os principais pontos levantados na LDS, considerando es- pecialmente o conceito de ecossistema de serviço, e avaliando/propondo a aplicação dos conceitos da LDS ao ramo de hotelaria. Uma das proposições da LDS aplicáveis às empresas hoteleiras diz respeito à cocriação de valor, em que hóspedes são tratados como cocriadores. A cocriação de valor resulta da integração de recursos de múltiplos atores em suas interações, tanto nas trocas diretas quanto indiretas.