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“A união faz a força”: análise do processo de aprendizagem interorganizacional em uma rede paraibana de hotéis
 
     “A união faz a força”: análise do processo de aprendizagem interorganizacional em uma rede paraibana de hotéis
     “Many hands make light work”: analysis of the interorganiza-tional learning process in a hotel chain in Paraíba, Brazil
     'La unión hace la fuerza': análisis del procedimiento de aprendizaje interorganizacional en una red paraibana de hoteles


Autor(es):
Fagundes Brandão, Jammilly Mikaela
Temoteo, Joelma Abrantes Guedes
Cândido, Gesinaldo Ataíde


Periódico: Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo

Fonte: Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo; v. 12 n. 2 (2018): maio/agosto; 25-45

Palavras-chave:
Aprendizagem Interorganizacional. Cooperação. Hotelaria.


Resumo: Dentre as diferentes motivações que levam as organizações a interagirem está a necessidade de adquirir novas competências que viabilizem inovações de reconhecido valor econômico no mercado. Através da colaboração e alianças, as organizações parceiras podem trocar conhecimentos e aprender umas com as outras. Por outro lado, o principal papel da empresa consiste na administração de seu conhecimento de forma mais eficiente que seus competidores, cabendo a organização identificar e proteger seu conhecimento estrategicamente relevante. Diante desse impasse, esse estudo tem como objetivo analisar como ocorre o processo de aprendizagem interorganizacional em uma rede paraibana de hotéis. Nesse sentido, desenvolveu-se uma pesquisa descritiva de abordagem qualitativa. Para a coleta de dados foram realizadas entrevistas semiestruturadas com quatro gestores do Grupo Casa Branca, que administra atualmente três meios de hospedagem, localizados em João Pessoa-PB. Dentre as principais constatações, foi verificado que há uma constante troca de conhecimentos e uma contínua cooperação entre os gestores dos hotéis do Grupo Casa Branca e os gestores de outros meios de hospedagem. Foi possível observar ainda que não há uma pressão do ambiente concorrencial das empresas ou competição pelo mesmo mercado, e que a parceria e as alianças, geralmente, são consideradas mais importantes do que as vantagens econômicas isoladas. Como fatores determinantes para essa efetiva cooperação, destaca-se a relação de confiança e a clareza na comunicação.