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Análise do posicionamento dos restaurantes de São Paulo estrelados pelo guia Michelin com base nas On-line Travel Reviews (OTRS)
 
     Análise do posicionamento dos restaurantes de São Paulo estrelados pelo guia Michelin com base nas On-line Travel Reviews (OTRS)
     Restaurant positioning based on online travel reviews (OTRS)
     El posicionamiento de los restaurantes con base en las on line travel (OTRS)


Autor(es):
Nascimento Filho, Francisco Barbosa do
Flores, Luiz Carlos da Silva
Limberger, Pablo Flôres


Periódico: Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo

Fonte: Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo; v. 13 n. 2 (2019): maio/agosto; 1-15

Palavras-chave:
Restaurantes; Posicionamento; Mídias sociais; Guia Michelin; Online travel review; Tripadvisor.


Resumo: Propósito justificado do tema: A análise dos serviços de restauração vem sendo objeto de diversos estudos no âmbito do turismo e neste trabalho busca analisar o posicionamento dos treze restaurantes estrelados no Guia Michelin 2016 na cidade de São Paulo através dos comentários no site Tripadvisor. Objetivo: Dentro de uma visão mercadológica e de gestão a presente pesquisa tem como objetivo analisar o posicionamento dos restaurantes por meio das avaliações postadas na referida mídia social dos referidos restaurantes. Metodologia e abordagem: O estudo caracteriza-se por ser exploratório e descritivo, com abordagem quantitativa, realizado por meio de coleta dos conteúdos gerados pelos usuários (CGU) ou User-Generated Content, no site, relacionadas a 1.300 avaliações de clientes dos restaurantes que formam o universo da pesquisa e como ferramenta de análise foi utilizado o software Iramuteq. Resultados: Os resultados alcançados através da classificação hierárquica descendente (CHD) que o Iramuteq reteve e dividiu o total do corpus das avaliações coletadas em quatro classes: 1) atendimento; 2) os restaurantes; 3) hospitalidade e serviço; 4) a comida, caracterizando o que os clientes percebem de importante no momento de escolha e utilização dos empreendimentos de restauração e mediante as análises apontam que os restaurantes de alta gastronomia de São Paulo estão posicionados por atributo, por usuários, por categoria de produtos e por classe de serviço. Originalidade do documento: Este trabalho é original quanto ao tema e enquadramento.