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O Processo de Institucionalização das Estruturas Formais de Investigação em Turismo (EFIT) no Brasil
 
     O Processo de Institucionalização das Estruturas Formais de Investigação em Turismo (EFIT) no Brasil
     The Institutionalization Process of the Formal Structures of Tourism Research (FSTR) in Brazil
     El Proceso de Institucionalización de las Estructuras Formales de Investigación en Turismo (EFIT) en Brasil


Autor(es):
Pimentel, Thiago Duarte
Carvalho, Fabíola Cristina Costa de
Pimentel, Mariana Pereira Chaves


Periódico: Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo

Fonte: Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo; v. 13 n. 3 (2019): setembro/dezembro; 16-35

Palavras-chave:
Estruturas Formais de Investigação em Turismo/EFIT; Teoria Institucional; Processo de Institucionalização; Instituição de Ensino Superior/IES; Brasil.


Resumo: Este artigo analisa o processo de institucionalização – habitualização, objetivação e sedi-mentação (Berger e Luckmann, 1966) – das Estruturas Formais de Investigação em Tu-rismo/EFIT no Brasil, através da teoria institucional, em sua perspectiva histórica. Esta pes-quisa, descritiva e explicativa, é do tipo censo. Empiricamente, recorreu-se a apreensão de dados secundários, de todos os 234 grupos de pesquisa formalmente registrados desde 1964 e ativos em 2016 no diretório de grupos do CNPq, eleitos como o tipo mais represen-tativo de EFIT na pesquisa anterior (Pimentel, 2016a). Os dados foram tratados quantitati-vamente por meio do software SPSS e qualitativamente pela técnica de análise de conteúdo. Foram identificadas 3 etapas marcantes no processo de institucionalização das EFIT no Bra-sil: na primeira fase (1964-2001) de Habitualização, criaram-se cursos superiores para a formação em turismo, expandiu-se o tema “turismo” no ambiente acadêmico e observou-se sua inserção como linha de pesquisa. Na segunda fase, da Objetivação (2002-2009), o tema consolidou-se via criação de grupos específicos de pesquisa, em grande quantidade. Na terceira fase (2010-atual), sedimentam-se as EFIT, observa-se o contingente de egressos de graduações em turismo, com mestrado e doutorado, inseridos em IES como professores-pesquisadores e começa a formar-se novas gerações de pesquisadores. Todavia, uma plena institucionalização requer a transmissão intergeracional de estruturas objetivas e referen-cias simbólicas de geração de conhecimento.