Publicações de Turismo
Nova busca:        


Autêntica Cuba: análise da publicidade turística de 2002-2016
 
     Autêntica Cuba: análise da publicidade turística de 2002-2016
     Authentic Cuba: analysis of tourist advertising of 2002-2016
     Auténtica Cuba: análisis de la publicidad turística de 2002-2016


Autor(es):
Reimondo Barrios, Yanet
Reis, Clóvis


Periódico: Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo

Fonte: Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo; v. 13 n. 1 (2019): janeiro/abril; 125-140

Palavras-chave:
Turismo; Publicidade; Imagem do destino turístico; Destino turístico; Cuba.


Resumo: O turismo e a publicidade configuram-se como campos de estudos que ganham interesse e espaço no mundo acadêmico, essencialmente no âmbito das Ciências Sociais Aplicadas. O presente trabalho busca analisar o discurso publicitário turístico cubano, proporcionando interpretações possíveis dos conteúdos (texto/imagem) contidos na sua publicidade, com o fim de perceber a forma como o país foi promovido nas últimas décadas. O corpus de análise foi composto por 50 cartazes das quatro campanhas de publicidade turística cubana realizadas entre 2002 e 2016. Por meio de métodos e procedimentos de pesquisa que incluíram a análise morfológica e de conteúdo, entrevistas semiestruturadas e análise documental, a pesquisa constatou que a diversificação dos produtos e incentivos que oferece o destino constituiu a principal estratégia de comunicação no período, e que os atrativos culturais são a âncora da publicidade turística da ilha.