Publicações de Turismo
Nova busca:        


Empreendedorismo de migrantes, práticas de criação de valor e transformação urbana em São Paulo, Brasil
 
     Empreendedorismo de migrantes, práticas de criação de valor e transformação urbana em São Paulo, Brasil
     Migrant entrepreneurship, value-creation practices and urban transformation in São Paulo, Brazil
     Iniciativas empresariales de migrantes, prácticas de creación de valor y transformación urbana en São Paulo, Brasil


Autor(es):
Lugosi, Peter
Allis, Thiago


Periódico: Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo

Fonte: Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo; v. 13 n. 1 (2019): janeiro/abril; 141-163

Palavras-chave:
Entrepreneurship; Gastronomy; Hospitality; Migration; Urban tourism.


Resumo: Este artigo analisa práticas de empreendedorismo de migrantes, incluindo refugiados, que são proprietários ou administram negócios vinculados à prestação de serviços e experiências de alimentação, hospitalidade, lazer, turismo e eventos. Baseado em dados empíricos coletados em São Paulo (Brasil), o estudo, do ponto de vista conceitual, aborda as formas através das quais imigrantes criam 'bens' culturais (englobando objetos materiais, serviços e experiências), que foram submetidos a processos de valoração. O artigo considera as práticas através das quais migrantes mobilizam identidades, histórias, e conhecimentos culturais específicos como recursos para a construção experiências. Ademais, diferenciamos cinco conjuntos de práticas: a objetificação do eu, a estetização da alteridade, autenticação de experiências gastronômicas em locais específicos, construção de locais de hospitalidade como espaços culturais e práticas de “vitrinização” (criando plataformas para a divulgação de talentos dos migrantes). Discutimos potenciais consequências dessas práticas para migrantes, consumidores, ambientes urbanos e seus residentes, e identificamos caminhos para pesquisas futuras.