Publicações de Turismo
Nova busca:        


A curiosidade como motivação para o turista brasileiro visitar a Europa
 
     A curiosidade como motivação para o turista brasileiro visitar a Europa
     Curiosity as Brazilian tourist motivation in visiting Europe
     La curiosidad como motivación del turista brasileño de visitar Europa


Autor(es):
Ciasullo, Maria Vincenza
Tommasetti, Roberto
Troisi, Orlando
Vesci, Massimiliano


Periódico: Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo

Fonte: Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo; v. 13 n. 3 (2019): setembro/dezembro; 140-160

Palavras-chave:
Curiosidade; Motivações push/pull; Turistas Brasileiros; Lealdade; SEM


Resumo: Embora o tema das motivações push and pull tenha recebido consideração crescente na literatura de comportamento turístico, pouca atenção tem sido dedicada à investigação da interação entre motivações de impulso único, fidelidade dos turistas e outras variáveis relevantes que influenciam seus comportamentos. Dada a sua relevância inquestionável na motivação do comportamento humano, sugerimos a curiosidade como motivação única, examinando suas relações causais com os atributos do destino (avaliados de forma holística), a atitude em relação ao destino e a lealdade. Em particular, testamos um modelo para uma amostra de 273 potenciais turistas brasileiros em direção à Europa, usando uma abordagem de modelagem de equações estruturais. Os dados se encaixam bem no “modelo da curiosidade” e os resultados destacam que a curiosidade desempenha um papel relevante na moldagem da atitude e na motivação pull, influenciando a lealdade dos turistas. Consequentemente, gestores de destinos e instituições da União Europeia devem valorizar o papel da curiosidade, a atitude em relação ao destino e motivações pull na definição das políticas de marketing.