Publicações de Turismo
Nova busca:        


A influência da percepção de utilidade de avaliações online na intenção de compra de serviços de hotelaria
 
     A influência da percepção de utilidade de avaliações online na intenção de compra de serviços de hotelaria
     The effect of perceived usefulness of online reviews on hotel booking intentions
     La influencia de la percepción de utilidade de evaluaciones online en la intención de compra de servicios de hotelería


Autor(es):
Oliveira, Rinaldo de Castro
Baldam, Elaine Daros
da Costa, Fábio Reis
Pelissari, Anderson Soncini


Periódico: Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo

Fonte: Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo; v. 14 n. 2 (2020): maio/agosto; 30-45

Palavras-chave:
Serviços de hotelaria; Avaliações online de consumidores; Percepção de utilidade da informação; Intenção de compra


Resumo: O crescimento da internet facilitou a interconectividade dos consumidores por meio de fóruns online que permitem os consumidores a gerar conteúdo e influenciar os outros em suas decisões de compra. O objetivo desta pesquisa foi identificar a influência da percepção de utilidade das avaliações online na intenção de compra de serviços de hotelaria. Utilizou-se de abordagem quantitativa, onde foram aplicados questionários junto a consumidores que usam avaliações online para reserva de hospedagens, e os dados foram analisados por meio de modelagem de equações estruturais. Os resultados mostraram a influência direta da percepção de utilidade da informação na intenção de compra, sendo que os construtos antecessores, descritos como necessidade da informação, credibilidade da informação e qualidade da informação, apresentaram impacto positivo e significativo na percepção de utilidade das avaliações online. Comparando esses resultados com pesquisa realizada por Erkan e Evans (2016) com consumidores do Reino Unido que se utilizam de midas sociais para decisão sobre suas compras, neste estudo a credibilidade da informação mostrou-se mais relevante em relação à qualidade da informação, evidenciando um comportamento mais cético dos consumidores brasileiros. Os resultados encontrados merecem atenção dos profissionais que gerenciam o marketing digital das organizações inseridas nesse ambiente, principalmente em relação a importância da gestão da credibilidade e da qualidade das avaliações online na intenção de compra de serviços de hotelaria, sendo esta uma contribuição prática resultante da pesquisa.