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Fatores que influenciam a participação dos consumidores no Turismo Eletrônico
 
     Fatores que influenciam a participação dos consumidores no Turismo Eletrônico
     Factors that influence consumers’ participation in Electronic Tourism
     Factores que influyen la participación de los consumidores en el Turismo Electrónico


Autor(es):
Santos, Fernanda dos
Lunardi, Guilherme Lerch
Maia, Cláudia Rodrigues
Añaña, Edar da Silva


Periódico: Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo

Fonte: Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo; v. 14 n. 2 (2020): maio/agosto; 139-155

Palavras-chave:
Turismo eletrônico; Comércio eletrônico; Comportamento de compra


Resumo: Os recentes avanços nas Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) transformaram a indústria do turismo num setor essencial do comércio eletrônico. Nesse contexto, muitas empresas têm procurado entender os principais motivos que levam os consumidores a participar do turismo eletrônico (e-turismo). Assim, objetivou-se nesta pesquisa analisar diferentes fatores que influenciam a participação dos consumidores no e-turismo, seja escolhendo um site, recomendando-o ou comprando produtos turísticos. O estudo se caracteriza como uma pesquisa survey, aplicada a uma amostra de 251 membros de grupos de turismo da Internet, cujo modelo proposto foi testado através da técnica de modelagem de equações estruturais. Os resultados apontaram como preditores da participação dos usuários no e-turismo, a satisfação com experiências prévias e a qualidade dos produtos turísticos, sendo estes os aspectos que mais influenciam a intenção de comprar e recomendar o site. A satisfação com experiências prévias destaca-se como o principal preditor em ambas as situações. As descobertas aqui obtidas aprofundam a compreensão acerca das atitudes do consumidor de serviços de turismo online, servindo de referência para gestores e pesquisadores interessados nesta temática