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Cocriação de Valor no Turismo: Validação e Replicação de Escala em Relação à Intenção de Recomendação Boca-a-Boca
 
     Cocriação de Valor no Turismo: Validação e Replicação de Escala em Relação à Intenção de Recomendação Boca-a-Boca
     Value Co-creation in Tourism: Scale Validation and Replication Regarding Word-Of-Mouth Recommendation Intent
     Co-Creación de Valor en el Turismo: Validación de escala y Replicación en Relación con la Intención de Recomendación de Boca-a-Boca


Autor(es):
Ribeiro, Thiago de Luca Sant'ana
Costa, Benny Kramer
Freire, Otavio


Periódico: Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo

Fonte: Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo; v. 15 n. 2 (2021): maio/agosto; 1924

Palavras-chave:
Cocriação de valor; Lógica do dominada por serviços; Turismo; Experiências


Resumo: Este estudo teve como objetivo validar para o contexto brasileiro uma escala de cocriação de valor direcionada para o turismo (Busser & Shulga, 2018) e também mensurar os seus efeitos em relação à intenção de recomendação boca-a-boca (WoM). Os procedimentos metodológicos adotados incluíram tradução da escala original, validação de face, adaptações ao objeto de pesquisa e análise de dados por meio de modelagem de equações estruturais (MEE). A amostra compreendeu 210 turistas que vivenciaram experiências de turismo nos últimos 02 anos. O instrumento de coleta de dados foi feito pela plataforma Google Forms e submetido aos respondentes no segundo semestre de 2018. Entre os resultados: a) Todas as 5 dimensões da escala original foram suportadas nesta pesquisa (significância, colaboração, contribuição, reconhecimento e resposta afetiva) e b) a escala apresentou um R² de 0,611, explicando 61% da intenção de recomendação boca-a-boca.