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A percepção de valor do ambiente eletrônico de agências de turismo e seu impacto na decisão de compra: o papel mediador da atitude
 
     A percepção de valor do ambiente eletrônico de agências de turismo e seu impacto na decisão de compra: o papel mediador da atitude
     The e-environmental perception of tourism agencies impacts on the purchase decision: the mediating role of attitude
     La percepción del ambiente electrónico de las agencias de turismo y su impacto en la decisión de compra: el papel mediador de la actitud


Autor(es):
Brandão, Marcelo Moll
Sincorá, Larissa Alves
Sarcinelli, Arthur França


Periódico: Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo

Fonte: Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo; v. 15 n. 2 (2021): maio/agosto; 1977

Palavras-chave:
Percepção de valor online; Confiança; Papel da Atitude; Serviços de Turismo.


Resumo: O presente artigo visa compreender como que a percepção de valor no contexto de e-commerce turístico influencia na intenção de compra de forma indireta, dado que a confiança e atitude do consumidor impactam no seu comportamento online. O modelo teórico utilizado foi inspirado nos antecedentes da confiança por Beldad, De Jong e Steehouder (2010a), no modelo de confiança em agências de turismo online (Agag & El-masry, 2017), no modelo de aceitação tecnológica (TAM) e na teoria da ação racional (TAR), aplicado ao contexto de varejo de serviços de turismo. Os resultados, por sua vez, confirmam a mediação da atitude na relação entre confiança e intenção de compra, consistente com os números de mercados de países com baixa educação para o uso da internet e problemas de segurança para transações online. Os resultados também possibilitaram propor a mensuração da percepção de valor que considera dimensões da aceitação tecnológica. Assim, o impacto do construto confiança na intenção de compra é melhor explicado pelo caminho indireto via atitude. Logo, indivíduos que confiam no website de agências de turismo online possuem maiores intenções de contratar serviços nesse ambiente de loja virtual quando possuem atitudes positivas perante ao referido contexto de varejo.