Publicações de Turismo
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Classificação de autores, instituições e países, por meio de métricas de produção, centralidade e impacto: o campo de turismo no Brasil (periódicos), 1990-2018
 
     Classificação de autores, instituições e países, por meio de métricas de produção, centralidade e impacto: o campo de turismo no Brasil (periódicos), 1990-2018
     Classification of authors, institutions, and countries, using productivity, centrality, and impact metrics: the field of tourism studies in Brazil (journals), 1990-2018
     Clasificación de autores, instituciones y países, utilizando métricas de producción, centralidad e impacto: el campo del turismo en Brasil (revistas científicas), 1990-2018


Autor(es):
Köhler, André Fontan
Digiampietri, Luciano Antonio


Periódico: Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo

Fonte: Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo; v. 15 n. 3 (2021): setembro/dezembro; 2035

Palavras-chave:
Turismo e ciência da informação; Produção científica; Periódico; Bibliometria


Resumo: Trabalha-se com o conjunto de periódicos brasileiros de turismo, mas particularmente com os 3.887 artigos publicados em 16 revistas, no período 1990-2018. Há três objetivos principais, a saber: a) construir rankings de autores, instituições e países do campo de turismo no Brasil, segundo métricas de produção, centralidade e impacto, nos períodos 1990-1999, 1990-2009 e 1990-2018; b) caracterizar os elementos mais importantes – aqueles que aparecem nas primeiras posições desses rankings; e c) comparar os resultados desses rankings aos obtidos com a aplicação do Índice H. Foi feito um estudo bibliométrico e de redes, com coleta de dados e revisão e desambiguação manuais; foram calculadas métricas de produção (contagem simples e fracionada), centralidade (grau, intermediação e Page Rank) e impacto (baseadas nas citações reais). Em resumo, os principais pesquisadores trabalham em instituições do Sul e Sudeste do país, e estão vinculados a programas de pós-graduação stricto sensu. Para as instituições, ter um programa de pós-graduação stricto sensu em turismo ou campo correlato parece ser um fator-chave; a Universidade de São Paulo e a Universidade do Vale do Itajaí claramente se destacam das demais, em toda e qualquer métrica. O Brasil ocupa a primeira posição em produção, centralidade e impacto, seguido sempre pela Espanha.