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O sonho acabou? : um estudo da teoria do prazer do consumidor em reclamações contra agências de viagens
 
     O sonho acabou? : um estudo da teoria do prazer do consumidor em reclamações contra agências de viagens
     The dream is over? : a study of theory of customer delight in complaints against travel agencies
     El sueño se acabó? : un estudio de la teoría del placer del consumidor en quejas contra agencias de viajes


Autor(es):
Pereira Filho, Evadio
Moreno Añez, Miguel Eduardo


Periódico: Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo

Fonte: Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo; v. 15 n. 1 (2021): janeiro/abril; 2109

Palavras-chave:
Teoria do prazer do consumidor; Resolução de problemas; Interações interpessoais; Agências de turismo; Pandemia.


Resumo: Tomando por base a teoria do prazer do consumidor, o artigo examina o efeito da resolução de problemas e das interações interpessoais sobre o prazer do turista em episódios de reclamações. Um método misto é usado neste estudo. Primeiro, aplica-se análise de conteúdo para transformar o teor das mensagens em categorias quantificáveis e preestabelecidas pela literatura. Esses dados servem de insumo para a etapa subsequente, em que equações estruturais baseadas em mínimos quadrados parciais (PLS) são utilizadas, tomando dois grupos distintos. Um grupo é formado por reclamações ocorridas antes do COVID-19, e o outro composto por queixas emitidas durante a pandemia. É avaliado se a configuração fatorial e os coeficientes estruturais permanecem inalterados de um grupo para outro. São examinados 502 atos de reclamação contra agências de turismo. Dentre os resultados, um deles se destaca. O elemento humano é um fator-chave na formação de experiências prazerosas durante a pandemia. Agências de turismo precisam treinar seus funcionários para responderem apropriadamente as demandas desse período. Em épocas de contingências, o turista busca mais do que a real solução do caso e espera ser bem atendido pelos funcionários da linha de frente. Comportamentos futuros de turistas podem depender desse desempenho.