Publicações de Turismo
Nova busca:        


Mapa perceptual como ferramenta para a análise da imagem de destinos turísticos
 
     Mapa perceptual como ferramenta para a análise da imagem de destinos turísticos
     
     


Autor(es):
Santos, Glauber Eduardo de Oliveira
Silva, Viviane de Jesus


Periódico: Revista de Turismo Contemporâneo

Fonte: Revista de Turismo Contemporâneo; v. 3 n. 2 (2015)

Palavras-chave:
mapa perceptual; marketing turístico; imagem de destinos turísticos; escalonamento multidimensional


Resumo: A imagem do destino turístico é um tema complexo e que pode ser analisado por meio de diferentes métodos. Uma alternativa amplamente empregada para a análise da imagem de produto em geral é o mapa perceptual, instrumento composto por um diagrama que representa a imagem de vários elementos de uma mesma categoria em relação a diferentes atributos. Esse método começa a ser aplicado à análise da imagem do destino turístico, facilitando a análise das qualidades de cada lugar e do posicionamento da imagem do destino em relação a seus concorrentes. Logo, os mapas perceptuais facilitam a interpretação dos resultados do processo de mensuração da imagem do destino, contribuindo substancialmente para a gestão e o marketing de destinos turísticos. O presente artigo utiliza mapas perceptuais para analisar a imagem de alguns dos mais importantes destinos turísticos brasileiros na visão do consumidor paulistano com relação aos atrativos naturais e culturais, oferta de entretenimento, serviços turísticos, segurança e hospitalidade. O objetivo principal é ilustrar a aplicação dessa técnica de análise, discutindo-se suas contribuições e restrições e colaborando-se para o desenvolvimento metodológico da pesquisa nessa área.