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MICE Tourism (Meetings, Incentives, Conferencing and Exhibitions) como gerador de Turismo Interno: Analisando a cidade de Pelotas, RS
 
     MICE Tourism (Meetings, Incentives, Conferencing and Exhibitions) como gerador de Turismo Interno: Analisando a cidade de Pelotas, RS
     
     


Autor(es):
Fumi Chim-Miki, Adriana
dos Santos Júnior, Adalberto
Oliveira Matos, Christina


Periódico: Revista de Turismo Contemporâneo

Fonte: Revista de Turismo Contemporâneo; v. 4 n. 1 (2016)

Palavras-chave:


Resumo: Este artigo objetiva apresentar as oportunidades do Turismo MICE Interno para as cidades consideradas regionais.  Esta modalidade de turismo urbano, em termos mundiais e nacionais tem apresentado expressivo crescimento.  Além disso, está sendo indicada como um produto complementar ou substituto ao clássico turismo de Sol e Praia, especialmente para destinos que estão apresentando sintomas da maturidade deste modelo, ou áreas em que não há condições naturais favoráveis a um completo desenvolvimento baseado em Sol e Praia. Objetivando contribuir com a literatura acadêmica, se apresenta uma revisão conceitual e tipológica do turismo MICE, seguido de uma revisão de determinantes ou atributos para destinos MICE.  Desta revisão se extrai os principais determinantes da competitividade do turismo MICE regional, aplicando-os em uma análise empírica da cidade de Pelotas como candidata a Destino MICE Regional.  A metodologia é qualitativa, sendo um estudo de caso que utiliza dados primários  através de informação coletada nos sites de promoção turística oficiais do município.  Conclui-se que a cidade de Pelotas, situada no sul do Estado do Rio Grande do Sul, possui condições de tornar-se um Destino MICE Regional, porém se recomenda uma melhoria no planejamento turístico, em términos de focalizar no desenvolvimento dos atributos de competitividade MICE, e especialmente uma melhoria na qualidade e quantidade das informações sobre suas capacidades como Destino MICE.