Publicações de Turismo
Nova busca:        


A percepção dos gestores de lojas de souvenirs do atrativo turístico Maria Fumaça- Região Uva e Vinho, RS
 
     A percepção dos gestores de lojas de souvenirs do atrativo turístico Maria Fumaça- Região Uva e Vinho, RS
     
     


Autor(es):
Macedo de Paula, Tauana
Gonçalves Vianna, Silvio Luiz


Periódico: Revista de Turismo Contemporâneo

Fonte: Revista de Turismo Contemporâneo; v. 4 n. 2 (2016)

Palavras-chave:
Turismo; Souvenir; Ponto de distribuição; “Maria Fumaça”; Serra Gaúcha (RS)


Resumo: Tendo em vista a importância do souvenir para o turismo, uma vez que transmite a cultura do lugar e tangibiliza a experiência que o turista vivencia na localidade, buscou-se analisar como este produto está sendo disponibilizado aos turistas. Neste sentido, este artigo investiga a eficiência dos pontos de distribuição das lojas de souvenir do atrativo turístico “Maria Fumaça”, localizado na Serra Gaúcha (RS), cujo percurso abrange os municípios de Bento Gonçalves, Garibaldi e Carlos Barbosa. Para alcançar este objetivo, foi elaborado um estudo de caso que deu origem à uma pesquisa exploratória com abordagem quantitativa e qualitativa, aplicada a partir de questionários, nos quais foi utilizada a escala Likert de concordância. Os instrumentos de pesquisa foram direcionados aos responsáveis pelas lojas, os quais foram inquiridos quanto aos quesitos localização e fluxo de clientes em suas lojas. Como principal conclusão do estudo verificou-se que os estabelecimentos se encontram em uma posição privilegiada, devendo, porém, avaliar melhor o perfil do cliente desejado e também estabelecer um planejamento que esteja relacionado à eficiência dos empreendimentos.