Publicações de Turismo
Nova busca:        


Responsabilidade social, identidade de marca e rótulos ambientais: Um estudo comparativo de empresas de serviços de hospedagem do Brasil e da Holanda
 
     Responsabilidade social, identidade de marca e rótulos ambientais: Um estudo comparativo de empresas de serviços de hospedagem do Brasil e da Holanda
     
     


Autor(es):
Barbosa, Maria de Lourdes de Azevedo
Zaidan, Bárbara Cinezia Valdez Cavalcante
Rodd, Monik
de Andrade, Mariana Bueno


Periódico: Revista de Turismo Contemporâneo

Fonte: Revista de Turismo Contemporâneo; v. 5 n. 2 (2017)

Palavras-chave:
Responsabilidade Social. Identidade de Marca. Rótulos Ambientais. Empresas de Hospedagem.


Resumo: A preservação do meio ambiente faz parte hoje de um processo de conscientização mundial que inclui organizações e consumidores. Como o produto turístico e o hoteleiro dependem, fundamentalmente, da conservação e preservação do meio social e ambiental, empresas de hospitalidade vêm tentando adotar estratégias que incluam esses elementos na concepção de suas marcas como pontos favoráveis a criação de uma imagem positiva. Para compreender de que forma essa postura empresarial é trabalhada, desenvolveu-se esta pesquisa, de caráter qualitativo. Realizou-se a análise dos websites de duas empresas hoteleiras, uma do Brasil e outra da Holanda, para verificar possíveis similaridades e divergências. Para a coleta de dados foi feita, inicialmente, a análise semiótica dos sites para avaliar como os construtos responsabilidade social, identidade de marca e rótulos ambientais, são trabalhados nas páginas corporativas das empresas selecionadas e, posteriormente, foi realizado um grupo focal com especialistas sobre o tema, como forma de triangulação de dados. Como resultado, verificou-se que as categorias investigadas são mais trabalhadas no site brasileiro do que no holandês, o que talvez se deva ao fato de no Brasil ser preciso divulgar mais intensamente as ações adotadas pelas empresas, como forma de chamar a atenção dos consumidores, enquanto que na Holanda parece ser suposto que os consumidores assumem que os hotéis atendem as condições socioambientais como condição necessária para a sua avaliação e/ou escolha pelos consumidores.