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Proposição de uma escala de avaliação da qualidade de parques públicos verdes urbanos
 
     Proposição de uma escala de avaliação da qualidade de parques públicos verdes urbanos
     
     


Autor(es):
Carvalho, Ítalo Brener
Gosling, Marlusa


Periódico: Revista de Turismo Contemporâneo

Fonte: Revista de Turismo Contemporâneo; v. 7 n. 2 (2019); 279-302

Palavras-chave:


Resumo: Áreas verdes urbanas são comumente avaliadas por duas perspectivas: a primeira aponta dimensões relacionadas com benefícios para os indivíduos e consequentemente para a população local e na segunda perspectiva relacionada com a atratividade turística com dimensões focadas em atrair investimento e renda para a população e para a cidade. Por meio de um aporte teórico fundamentado em marketing de serviços, este estudo propõe um avanço das escalas existentes como, por exemplo, a SERVIQUAL, SERVICESCAPE e a IQAVU. Com o objetivo de desenvolver uma escala para a avaliação da qualidade percebida pelos visitantes de parques verdes urbanos, na cidade de Belo Horizonte, MG - Brasil. Este trabalho aponta indicadores de qualidade em áreas verdes urbanas sinalizados por usuários locais e/ou por turistas. Para alcançar o objetivo foi realizada uma revisão bibliográfica, à 17 vistas sistemáticas aos parques na cidade de Belo Horizonte. Os dados obtidos, de caráter exploratório foram analisados a partir da técnica de análise de conteúdo, atingiram a saturação ao numero de 77 entrevistas e forneceram o subsidio necessário para a elaboração de um segundo método. Caracterizado por um estudo do tipo survey, com uma coleta de 737 questionários estruturados, analisados por Analise Fatorial Exploratórios (AFE) para confirmar que a qualidade percebida é um construto multidimensional, composto por (1) Aspectos Tangíveis, (2) Facilidade Avaliações de Acesso, (3) Avaliação Segurança, (4) Avaliação Beleza, (5) Avaliação Propensão a Integração.  A escala proposta é adequada para a avaliação da qualidade dos espaços verdes, contribuindo para ações que visem maior motivação de visita e satisfação de seus usuários. Palavras-chave: Qualidade Percebida. Satisfação. Atitudes e Intenções. Comportamentais. Modelagem de Equações. Áreas Verdes Urbanas.