Publicações de Turismo
Nova busca:        


Tecnologia da Informação e Comunicação como ferramenta de aprendizagem: um estudo de casos múltiplos em agências de viagens de Natal/RN
 
     Tecnologia da Informação e Comunicação como ferramenta de aprendizagem: um estudo de casos múltiplos em agências de viagens de Natal/RN
     
     


Autor(es):
Silva, Jéssyca Rodrigues Henrique da
Lima, Daene Silva de Morais
Mendes Filho, Luiz


Periódico: Revista de Turismo Contemporâneo

Fonte: Revista de Turismo Contemporâneo; v. 8 n. 2 (2020); 222-250

Palavras-chave:


Resumo: A Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) vem sendo utilizada para as mais diversas finalidades no turismo, inclusive para aprimorar conhecimentos. O presente estudo se propôs a analisar como a TIC pode ser utilizada como ferramenta de aprendizagem em agências de viagens de Natal/RN. Para atingir ao objetivo, realizou-se um estudo de casos múltiplos com abordagem qualitativa e de caráter exploratório-descritivo. Os dados foram coletados junto a gestores de agências de viagens, mediante um roteiro de entrevista semiestruturado. Os resultados do estudo mostraram que as agências fazem uso constante da tecnologia para aprimorar e adquirir conhecimentos, sendo possível transpor conhecimentos aos colaboradores, em especial sobre os destinos comercializados. Observou-se que embora o ensino a distância esteja caminhando para utilização estratégica no contexto dessas empresas, o método presencial foi elencado como mais eficiente. Conclui-se que, as TICs possibilitam um novo caminho e metodologias de ensino para organizações que precisam trabalhar o conhecimento de forma estratégica. Entretanto, essa é uma nova cultura de ensino que ainda precisa ser fortalecida nas agências de viagens.  Palavras-chave: Tecnologia da Informação e Comunicação. Aprendizagem. Agências de Viagens. e-learning.