Publicações de Turismo
Nova busca:        


REFLEXÕES ACERCA DO ENSINO NO CURSO SUPERIOR DE TURISMO: REALIDADE, DESAFIOS E TENDÊNCIAS
 
     REFLEXÕES ACERCA DO ENSINO NO CURSO SUPERIOR DE TURISMO: REALIDADE, DESAFIOS E TENDÊNCIAS
     
     


Autor(es):
Aranha, Kaline Cunha
Rocha, Fernanda Daniela Chaves


Periódico: Revista Iberoamericana de Turismo

Fonte: RITUR - Revista Iberoamericana de Turismo; v. 4 n. 2 (2014); 67-76

Palavras-chave:
Ensino superior em Turismo. Profissional de Turismo. Mercado de Trabalho em Turismo


Resumo: O turismo é um setor que movimenta bilhões de dólares por ano no mundo inteiro, e a tendência é que esse número venha a crescer ainda mais. Vários fatores contribuem positivamente para isso, a exemplo dos megaeventos poliesportivos; dos grandes shows musicais; o interesse por parte da sociedade em conhecer novas culturas; a infinidade de opções nos roteiros turísticos e a melhoria na qualidade dos produtos e serviços ofertados, etc. Para que todas essas características sejam consolidadas é preciso investir na formação e qualificação de profissionais que trabalham na área do turismo, sendo o papel do turismólogo fundamental nesse processo, acompanhado de um ensino superior adequado e que seja capaz de formar um profissional preparado para atuar no mercado. Contudo, o curso superior de turismo vem enfrentando sérios problemas decorrentes da falta de equilíbrio entre o que o mercado proporciona e o que o curso oferece. Desta forma, essa pesquisa teve como objetivo discutir acerca do ensino no curso superior de turismo e as implicações para o alocamento de profissionais da área em postos de trabalho. Por intermédio da pesquisa bibliográfica e documental pudemos compreender a realidade dos cursos de turismo no país, não de modo generalista, mas bem atento às mudanças que estão acontecendo a nível nacional no âmbito do ensino do turismo e do mercado de trabalho na área. Percebemos que os desafios são imensos e que é preciso ter uma estratégia adequada para que haja um equilíbrio entre o que o curso oferece e o que o mercado proporciona, e vice e versa. Para que um possa contribuir positivamente para com o outro.