Publicações de Turismo
Nova busca:        


FATORES MOTIVACIONAIS E IMPACTOS SOCIAIS DO TURISTA COMUNITÁRIO
 
     FATORES MOTIVACIONAIS E IMPACTOS SOCIAIS DO TURISTA COMUNITÁRIO
     
     


Autor(es):
Coutinho, Gabriel Chagas
Sampaio, Carlos Alberto Cioce
Rodrigues, Ligia de Paula


Periódico: Revista Iberoamericana de Turismo

Fonte: RITUR - Revista Iberoamericana de Turismo; v. 4 n. 2 (2014); 77-87

Palavras-chave:
Turismo comunitário. Impactos sociais do turismo. Fatores motivacionais do turista comunitário.


Resumo: O presente trabalho discorre sobre os fatores motivacionais que influenciam os turistas ao visitarem experiências de turismo comunitário. Considera-se que a identificação desses fatores pode contribuir para a organização e planejamento turístico dos destinos, bem como para percepção e (tentativa de) mitigação de impactos sociais que a atividade pode promover, já que a etapa em que a comunidade se relaciona com o mercado é considerado o momento de maior risco de impactos sociais e culturais no local. Objetivou-se conhecer o perfil dos turistas comunitários e compará-lo com alguns aspectos do perfil-padrão do turista doméstico brasileiro. Para coleta de dados foram utilizados questionários estruturados aplicados por meio virtual. A partir da análise de dados, traçou o perfil do turista comunitário e seus fatores motivacionais, e concluiu que se trata de público consumidor consciente e instruído, e que busca experiências heterogêneas e diversificadas, divergindo do perfil do turista convencional. Os resultados obtidos ampliaram entendimento sobre dificuldades que enfrentam os destinos, e são sugeridas algumas saídas para o turismo comunitário.