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O mercado de albergues/hostels do Município de São Paulo: caracterização e avaliação de estabelecimentos e empreendedores
 
     O mercado de albergues/hostels do Município de São Paulo: caracterização e avaliação de estabelecimentos e empreendedores
     
     


Autor(es):
da Silva, Tamiris Martins
Köhler, André Fontan


Periódico: Revista Iberoamericana de Turismo

Fonte: RITUR - Revista Iberoamericana de Turismo; v. 5 n. 1 (2015); 54-78

Palavras-chave:
Meios de hospedagem; Turismo mochileiro; Empreendedorismo; Turismo urbano; Saturação de mercado


Resumo: Nos últimos três anos, o mercado de albergues/hostels do Município de São Paulo tem experimentado um crescimento expressivo, no número de estabelecimentos – de 22, em 2011, para mais de 70, em Setembro de 2014. O objeto de estudo é o conjunto de albergues paulistanos – tanto o meio de hospedagem em si quanto o empreendedor. Objetiva-se descrever, caracterizar e avaliar a oferta municipal de albergues, inclusive seu expressivo crescimento recente, e seus empreendedores. O trabalho de campo revelou empresários jovens e empolgados com o negócio, que travaram conhecimento com esse tipo de hospedagem durante viagens ao exterior; a identificação pessoal com o tipo de negócio é patente, bem como com os próprios hóspedes, que viram, em alguns casos, amigos. Isso ajuda a explicar a qualidade da oferta de albergues, em São Paulo, com unidades bem localizadas, situadas em construções novas ou reformadas, limpas e seguras. Contudo, tanto os dados do mercado quanto a percepção de muitos proprietários apontam para um grave problema: a saturação do mercado, gerada pela abertura contínua de unidades, desde 2011 – no que a influência da Copa do Mundo 2014 é inegável –, que tem levado o índice de ocupação a cair continuamente, nos últimos três anos.