Publicações de Turismo
Nova busca:        


Marketing On-Line, Comércio Eletrónico e Hotelaria: Estudo sobre a Marcação de Hotéis na Internet em Mercados Business-to-Business
 
     Marketing On-Line, Comércio Eletrónico e Hotelaria: Estudo sobre a Marcação de Hotéis na Internet em Mercados Business-to-Business
     
     


Autor(es):
Remondes, Jorge
Serrano, Vicente
Mena, Ricardo


Periódico: Revista Iberoamericana de Turismo

Fonte: RITUR - Revista Iberoamericana de Turismo; v. 5 n. 1 (2015); 114-130

Palavras-chave:
Internet; Marcação de Hotéis; Motivações; Fontes de Informação; Business-to-Business.


Resumo: O marketing digital, o comércio eletrónico e os métodos usados por empresas para marcação de hotéis em viagens de negócios são temas de reflexão na literatura, no senso comum e em alguns estudos empíricos. Este artigo é também um contributo teórico e concetual sobre esta problemática e simultaneamente um contributo para as empresas e gestores pelo facto de dar a conhecer os resultados de um estudo online, de tipo quantitativo, baseado numa amostra de 206 quadros empresariais portugueses que responderam a um questionário nas redes sociais facebook, Linkedin e Twitter, de vinte a vinte e sete de maio de 2013. O objetivo da pesquisa foi analisar comparativamente os métodos de marcação de hotéis em business-to-business (B2B) com o intuito de medir a importância da internet nestes mercados em Portugal. Recorreu-se à análise descritiva e aplicação de testes estatísticos para facilitar a interpretação dos dados recolhidos. Os resultados mostram que a proporção de marcação de hotéis, em viagens de negócios, preferencialmente através da internet é a mais elevada das opções possíveis. Por outro lado, antes de efetuarem uma compra recorrem com mais frequência a motores de busca e sites de hotéis. No entanto, os resultados  não confirmam que a internet seja o método preferencial em mercados B2B.