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Metodologia de pesquisas na internet: breves considerações sobre uma pesquisa qualitativa em turismo nas redes sociais
 
     Metodologia de pesquisas na internet: breves considerações sobre uma pesquisa qualitativa em turismo nas redes sociais
     
     


Autor(es):
Castro, Fernanda Meneses de Miranda
Spinola, Carolina de Andrade


Periódico: Revista Iberoamericana de Turismo

Fonte: RITUR - Revista Iberoamericana de Turismo; v. 5 n. 1 (2015); 170-188

Palavras-chave:
redes sociais; promoção digital do destino; metodologia de pesquisa na Internet; Salvador-Bahia


Resumo: Este artigo teve por objetivo apresentar o percurso metodológico de uma pesquisa que pretendeu analisar a contribuição das redes sociais que são utilizadas pelos órgãos responsáveis pela promoção do turismo de Salvador para a construção de uma imagem competitiva do destino. Com o surgimento da comunicação virtual surgiram novas propostas de pesquisa que tentassem desvendar esse ambiente e ainda não existe um método que seja considerado mais adequado para o alcance dos objetivos, cabendo ao pesquisador a tarefa de selecionar métodos e técnicas que mais se ajustem à proposta de pesquisa. Neste trabalho optou-se pela utilização do método sociológico e pelas técnicas de análise das redes sociais, iconologia e análise de conteúdo. Apresentou-se também breves resultados da pesquisa empírica, realizada entre agosto de 2013 a agosto de 2014, onde acompanhou-se as publicações referentes ao destino Salvador da página da rede social Facebook da Bahiatursa e da Salvador-Bahia. Os resultados indicaram que apesar de Salvador ser o destino âncora da Bahia, a promoção digital ainda não alcançou resultados expressivos. Indicaram também que os métodos e técnicas escolhidos atenderam ao objetivo proposto e que pesquisas científicas na Internet requerem do pesquisador uma análise contextual pormenorizada. A depender do objeto e objetivos de estudo, a escolha e o percurso metodológico são diferenciados, não havendo uma indicação conceitual priorizada.