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Relacionamento entre Organizações e Competitividade Turística: um estudo sobre o Conselho Nacional de Turismo
 
     Relacionamento entre Organizações e Competitividade Turística: um estudo sobre o Conselho Nacional de Turismo
     
     


Autor(es):
Vieira, Daniel Pires
Hoffmann, Valmir Emil


Periódico: Anais Brasileiros de Estudos Turísticos

Fonte: Anais Brasileiros de Estudos Turísticos - ABET ; ABET, V. 3, N. 1, Jan./Jun., 2013 - Edição Regular, pp. 1-85; 48-61

Palavras-chave:
Competitividade; Modelos de Competitividade; Competitividade Sistêmica.; turismo


Resumo: O estudo da competitividade de destinos turísticos envolve não só as organizações relacionadas diretamente ao processo produtivo, mas o conjunto de relacionamentos capazes de fomentar sinergias e promover a competitividade e o desenvolvimento, tanto para empresas, quanto para a região ou país em que o destino se insere. O objetivo do presente trabalho é avaliar o relacionamento entre as organizações que compõem o Conselho Nacional de Turismo – CNT – em termos de sua contribuição conjunta para a competitividade dos destinos turísticos brasileiros. Para tanto, buscou-se a veri cação dos indicadores propostos pelo modelo de Dwyer e Kim (2003), mais especi camente em sua dimensão Gestão do Destino, nas variáveis Organização da Administração e Políticas, Planejamento e Desenvolvimento. Foi utilizada análise documental das atas das reuniões do Conselho entre os anos de 2003 e 2010. As conclusões apontam que a atuação do CNT tem potencial para contribuir de forma positiva para a competitividade do turismo nacional, no entanto essa contribuição vem diminuindo ao longo dos anos.