Publicações de Turismo
Nova busca:        


As redes sociais e o turismo: uma análise do compartilhamento no Instagram do Festival Cultura e Gastronomia de Tiradentes
 
     As redes sociais e o turismo: uma análise do compartilhamento no Instagram do Festival Cultura e Gastronomia de Tiradentes
     
     


Autor(es):
Santos, Geórgia Caeteno de Oliveira
Cabral, Bruna Cristine de Oliveira
Gosling, Marlusa de Sevilha
Christino, Juliana Maria Magalhães


Periódico: Revista Iberoamericana de Turismo

Fonte: RITUR - Revista Iberoamericana de Turismo; v. 7 n. 2 (2017); 60-85

Palavras-chave:
Imagem de destino turístico. Festival Cultura e Gastronomia de Tiradentes; Redes Sociais; Instagram.


Resumo: O turismo caracteriza-se como uma das atividades que mais utiliza a imagem para se promover e atrair visitantes, especialmente por meio do compartilhamento de imagens e experiências nas redes sociais. Nesse contexto, o presente trabalho tem como objetivo analisar como o compartilhamento de fotografias no Festival Cultura e Gastronomia de Tiradentes, no Instagram, reforça a imagem do destino turístico histórico. Trata-se de uma pesquisa exploratória e qualitativa, cuja coleta de dados foi realizada entre os meses de setembro e outubro de 2016, por meio das postagens na rede social Instagram, referentes ao período que compreendeu a realização do evento. O ponto de referência para a busca na rede social foi o uso da hashtag #festivalgastronomicodetiradentes. O instrumento para a coleta de dados foi desenvolvido e adaptado, tendo como base o estudo de Donaire e Galí (2011), por meio da categorização de fotografias.  Os resultados apontam que as fotografias compartilhadas no Instagram apresentam os elementos característicos do festival, as pessoas vivenciando o turismo na cidade histórica, assim como cenários e paisagens desse município, que já é considerado como um dos 65 Destinos Indutores do Turismo Nacional.