Publicações de Turismo
Nova busca:        


A tradição como fantasia de mercado: um estudo sobre a função da ideologia que orienta o consumo na Folia do Papangu
 
     A tradição como fantasia de mercado: um estudo sobre a função da ideologia que orienta o consumo na Folia do Papangu
     
     


Autor(es):
Cavalcanti, Rodrigo César Tavares
Leão, André Luiz Maranhão de Souza


Periódico: Revista Iberoamericana de Turismo

Fonte: RITUR - Revista Iberoamericana de Turismo; v. 8 n. 1 (2018); 17-35

Palavras-chave:
Tradição; Fantasia Ideológica; Carnaval


Resumo: A Folia do Papangu é uma festa carnavalesca que movimenta a economia da pequena cidade de Bezerros, interior de Pernambuco. O evento oferece uma experiência com a tradição histórica da região. O fenômeno foi observado segundo a concepção de tradição inventada de Eric Hobsbamw e o conceito de fantasia ideológica de Slavoj Žižek por meio de uma análise do discurso foucauldiana. Foram utilizados entrevistas etnográficas, fotografias, anotações de campo e documentos. Essa base teórica e metodológica permitiu entender a tradição do Papangu como fantasia ideológica a qual emerge da interação dos agentes envolvidos com o evento. Essa ideologia tem função organizativa, isto é, dá sentido e forma à gestão e fruição da festa.