Publicações de Turismo
Nova busca:        


O consumo de souvenirs e a experiência turística em Curitiba (PR)
 
     O consumo de souvenirs e a experiência turística em Curitiba (PR)
     Souvenirs’ consumption and tourism experience in Curitiba (PR)
     El consumo de souvenirs y la experiencia turistica en Curitiba (PR)


Autor(es):
Horodyski, Graziela Scalise
Manosso, Franciele Cristina
Gândara, José Manoel Gonçalves


Periódico: Caderno Virtual do Turismo

Fonte: Caderno Virtual de Turismo; v. 12, n. 3 (2012)

Palavras-chave:
Souvenir; Experiência turística; Emoções; Curitiba.­


Resumo: Os souvenirs são objetos constantemente presentes nos destinos turísticos, à disposição dos visitantes, muitas vezes ávidos pelo consumo deste tipo de produto. Apesar de ser pouco explorado em pesquisas científicas e considerado algo de pouco valor para alguns pesquisadores, o souvenir possui alguns vieses a serem explorados, principalmente ao que se refere à relação do mesmo com a ‘tangibilização’ da experiência turística. Desse modo, este artigo tem como objetivo compreender se os souvenirs afetam as experiências, e consequentemente as emoções dos turistas em Curitiba. Para tal, depois da pesquisa bibliográfica, realizou-se uma pesquisa de campo com a aplicação de 50 questionários aos visitantes de três dos principais atrativos turísticos de Curitiba, considerando como critério de escolha o fato de haver nestes atrativos a comercialização de souvenirs. Como principal resultado, tem-se que a experiência de compras pode ser considerada significativa durante as viagens realizadas, principalmente quando se refere à compra de lembranças dos locais visitados. Sendo assim, identifica-se que o consumo de souvenirs afeta diretamente as experiências turísticas em Curitiba.