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Criatividade no turismo e envolvimento do visitante: o estudo de caso de Loulé (Portugal)
 
     Criatividade no turismo e envolvimento do visitante: o estudo de caso de Loulé (Portugal)
     
     


Autor(es):
Sousa, Bruno Miguel
Vareiro, Laurentina Cruz
Coelho, Diana
Mota, Luís
Silva, Francisca


Periódico: Revista Iberoamericana de Turismo

Fonte: RITUR - Revista Iberoamericana de Turismo; v. 9 n. 1 (2019); 62-77

Palavras-chave:
turismo cultural; turismo criativo; cidades criativas; marketing relacional


Resumo: A criatividade aponta à experiência do consumidor pós-moderno a uma maior evidência do patrimônio local, tornando-se num recurso alternativo para o desenvolvimento turístico. O principal objetivo do presente estudo consiste em discutir o papel e influência da imagem no comportamento de compra do consumidor, em contextos específicos de turismo (isto é turismo criativo). Pretende-se compreender de que forma turismo criativo contribui para a gestão e relação com os consumidores turísticos a médio e longo prazo. Pesquisa descritiva causal, por forma a inventariar fatos, observar determinados fenômenos e identificar variáveis (teste de hipóteses), com o objetivo de estabelecer relações de causa e efeito. O estudo prevê que, em futuras etapas, se combine a abordagem qualitativa (isto é pesquisas exploratórias) e a abordagem quantitativa (isto é inquéritos por questionário aos turistas de Loulé). Os resultados previstos deverão sugerir que a competitividade crescente a que os territórios estão sujeitos, igualmente no setor do turismo, leva à necessidade de uma gestão ponderada através das ferramentas do marketing turístico. Neste domínio, o branding surge, por conseguinte, como uma das estratégias mais eficientes para a atração dos consumidores, tendo por base elementos influentes de uma marca turística numa ótica de turismo criativo (por exemplo o caso de Loulé). O presente estudo constitui um instrumento de auxílio da gestão em contextos específicos de turismo, aliado ao estudo do comportamento do consumidor, o que se reflete na competitividade entre as destinos turísticos e cidades criativas (isto é planejamento de espaços turísticos, estratégias de comunicação, promoção de serviços, vendas integradas e combate à sazonalidade). A presente investigação apresenta contributos para o marketing (por exemplo branding), turismo cultural e criativo e desenvolvimento regional e local (por exemplo planejamento e gestão de destinos e marketing de relacionamentos).