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Mídias sociais e sua importância na captação de clientes: um estudo exploratório no setor hoteleiro do Chuí/RS-Brasil
 
     Mídias sociais e sua importância na captação de clientes: um estudo exploratório no setor hoteleiro do Chuí/RS-Brasil
     
     


Autor(es):
Pereira, Lucimari Acosta
Danielce, Taiane Rodrigues
Bidarte, Marcos Vinicius Dalagostini


Periódico: Revista Iberoamericana de Turismo

Fonte: RITUR - Revista Iberoamericana de Turismo; v. 9 n. 1 (2019); 175-199

Palavras-chave:
Mídias sociais; Gestão Hoteleira; Marketing Digital


Resumo: O marketing digital trouxe novas possibilidades de interação com os clientes, além de facilitar o processo de venda. Eles passam a ser o foco do marketing das empresas, exigindo novas formas de comunicação. Com o desenvolvimento das ferramentas tecnológicas, surgiram as mídias sociais, que aparecem como novas formas de comunicação e relacionamento para a sociedade – e para as empresas. Nesse cenário, os meios de hospedagem precisam utilizar o marketing digital para a divulgação e valorização do empreendimento, mantendo o foco nos serviços oferecidos. Dada a importância do uso do marketing digital este estudo teve como objetivo verificar se os canais de distribuição online auxiliam na captação de clientes nos hotéis do município gaúcho do Chuí-Brasil. Seguiu-se um percurso metodológico de caráter descritivo e exploratório, de abordagem quantitativa, sendo os dados coletados através da aplicação de questionário estruturado a sete de 10 empreendimentos hoteleiros, e analisados através de estatística descritiva com auxílio teórico. Os principais resultados sinalizam que não há investimentos e nem exploração do potencial que as mídias sociais oferecem para promoção e divulgação dos empreendimentos, pois a maioria dos empreendimentos hoteleiros visa captar clientes somente através do Google+, Facebook e WhatsApp. Embora os meios de hospedagem do município gaúcho do Chuí visem a captação de clientes por meio das mídias sociais e tenham conhecimento da importância que elas apresentam para a divulgação e promoção dos empreendimentos, não são realizados investimentos na qualificação de pessoas e no setor de comunicação online, o que possibilitaria desenvolver uma gestão de marketing de relacionamento com os clientes.