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Souvenirs de museus: consumos, experiências, repetições e diferenças nas lembranças dos turistas
 
     Souvenirs de museus: consumos, experiências, repetições e diferenças nas lembranças dos turistas
     
     


Autor(es):
Godoy, Karla Estelita
Vidal, Leonardo da Silva
Mees, Luiz Alexandre Lellis


Periódico: Revista Iberoamericana de Turismo

Fonte: RITUR - Revista Iberoamericana de Turismo; v. 9 (2019): Número Especial 'Memória e Turismo'; 21-34

Palavras-chave:


Resumo: Souvenirs são objetos que materializam o imaginário das viagens e ganham contornos simbólicos para quem os adquire, por escolha própria ou quando presenteado por terceiros. Carregam significados, emoções e aliam-se à memória de forma processual e como representações de um tempo, de uma localidade, de uma vivência, provocando sensações de prolongamento da experiência. Nos museus, souvenirs ganham lugar de destaque. Além de consumidos por turistas como lembranças de sua visitação, conferem certo status, na medida em que algumas lojas vendem produtos dos mais exóticos aos mais sofisticados. “Souvenirs de museus”, cada vez mais, apresentam ampla variação estética, mesmo quando pertencentes a uma tipologia específica de objetos. Aquilo que seria aparentemente repetição assume lugar de diferença. Lojas disputam o sentimento de fruição estética oriundo da relação com a arte, quando, em seus espaços, réplicas ou objetos artísticos criados especialmente em referência às obras são postos ao alcance concreto do público. Em uma sociedade de consumo, é importante investigar de que modo esses souvenirs se conectam ou desconectam com museus e sujeitos. Entendendo o souvenir como um dos principais objetos consumidos pelos turistas, esse estudo se concentrou em evidenciar aspectos da cultura de consumo na sociedade pós-moderna e, em seguida, mapear artigos científicos publicados em periódicos Qualis/CAPES, classificados na área de Turismo, tanto para compreender como o tema vem sendo abordado quanto para verificar se há pesquisas que tratem especificamente do que nomeamos “souvenirs de museus”. Apresentaremos também resultados de breve pesquisa de campo realizada nas “lojinhas” de dois museus localizados na cidade do Rio de Janeiro, destacando as falas mais representativas dos sujeitos entrevistados. A outra pesquisa de campo procurou avaliar a existência de lojas de souvenirs em cinco museus na mesma cidade, sua infraestrutura e características mais relevantes, bem como os tipos de souvenirs encontrados.