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Histórico e análise da hotelaria de luxo no Brasil
 
     Histórico e análise da hotelaria de luxo no Brasil
     
     


Autor(es):
Perinotto, André Riani Costa
Camarço, Janaina Cavalcante Farias
Braga, Solano de Souza
Malta, Guilherme Augusto Pereira


Periódico: Revista Iberoamericana de Turismo

Fonte: RITUR - Revista Iberoamericana de Turismo; v. 9 n. 1 (2019); 219-247

Palavras-chave:
hotelaria; luxo; Brasil; turismo; segmentação


Resumo: Os hotéis de luxo são definidos por possuir qualidade e conforto nas instalações, excelência nos serviços e atenção absoluta ao cliente. Esta pesquisa teve como objetivo problematizar, analisar, avaliar e refletir sobre a hotelaria do luxo para compreender a dimensão de sua abrangência no mercado turístico brasileiro. O percurso metodológico adotado consistiu na revisão bibliográfica que aborda assuntos-chave relacionados ao tema da hotelaria de luxo. O levantamento bibliográfico foi baseado em conceitos apresentados por Beni (2011), Campos e Gonçalves (1998), Castarède (2005), Castells (1999), Cooper (2007; 2011), Lipovetsky (2005;2007), Silva (2015) e Solomon (2002). A base teórica foi complementada com dados qualitativos e quantitativos de fontes como o Ministério do Turismo e Organização Mundial do Turismo.  Foi possível concluir que o Brasil possui grande potencial para desenvolver produtos dentro do segmento da hotelaria de luxo, porém existem ainda poucos hotéis de luxo no Brasil em relação à demanda crescente por esses tipos de serviços. Os resultados apresentados, de forma resumida, integram a dissertação de mestrado intitulada “Percepções sobre serviços em hotéis de luxo do Ceará registradas no Tripadvisor”, defendida no Mestrado Profissional em Gestão de Negócios Turísticos-MPGNT da Universidade Estadual do Ceará em 2018.