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Tecnologia da informação no planejamento de viagens e turismo: análise do uso de aplicativos
 
     Tecnologia da informação no planejamento de viagens e turismo: análise do uso de aplicativos
     
     


Autor(es):
Rodrigues, Fernanda Imaculada Barroso Veríssimo e
Alexandre, Mauro Lemuel de Oliveira


Periódico: Revista Iberoamericana de Turismo

Fonte: RITUR - Revista Iberoamericana de Turismo; v. 10 n. 1 (2020); 130-144

Palavras-chave:
TIC; Internet; Aplicativos; Turismo; Viagens.


Resumo: O objetivo dessa pesquisa é analisar as características de aplicativos que auxiliam o turista no planejamento de viagem. Atualmente, é crescente o número de usuários dessa ferramenta em diferentes atividades, inclusive no turismo. Eles têm modificado a relação entre os agentes envolvidos com o desenvolvimento e prática do turismo. De acordo com o objeto de estudo, a pesquisa é de abordagem qualitativa com o intuito de produzir informações sobre o tema analisado. O universo da pesquisa constitui-se dos dados disponíveis na play store sobre aplicativos de hospedagem. A coleta de dados, inicialmente foi realizada através do termo de busca “hospedagem” e teve um retorno de onze (11) apps, nos quais, posteriormente, foi realizada uma análise online dos que obtiveram maior nota dada pelo usuário. Constata-se que no universo de 11 app, os dois selecionados na pesquisa atendem em escala mundial e aceitam como forma de pagamento diversos tipos de moeda sendo, portanto, uma facilidade advinda da globalização dos serviços disponíveis na rede. Compreende-se que o serviço de hospedagem obteve benefícios com as novas tecnologias em relação ao relacionamento com o consumidor. Percebe-se que eles funcionam como intermediador entre clientes e fornecedores. Além da hospedagem, oferecem serviços de aluguel de veículos e passeios durante a estadia. Constata-se que são aplicativos com alta taxa de downloads. Essa análise mostra que o advento da internet facilita a comunicação e interação entre indivíduos e organizações de diferentes localidades geográficas. Ela apresenta-se como intermediadora dos serviços que são oferecidos aos turistas. Conclui-se que o uso dos smartphones são parte desse processo de comunicação entre consumidor e fornecedor de serviços turísticos e que a tecnologia da informação e comunicação (TIC) é um agente desencadeador dessas mudanças.