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Ensino superior e formação profissional em hotelaria: estudo de caso do Curso de Bacharelado em Hotelaria da UFPB
 
     Ensino superior e formação profissional em hotelaria: estudo de caso do Curso de Bacharelado em Hotelaria da UFPB
     
     


Autor(es):
Menezes, Paula Dutra Leão de
Cavalcanti, Danylo Raphael


Periódico: Revista Iberoamericana de Turismo

Fonte: RITUR - Revista Iberoamericana de Turismo; v. 10 n. 2 (2020); 19-35

Palavras-chave:
Ensino superior; Formação profissional.; Hotelaria; Egressos.


Resumo: O Curso de Bacharelado em Hotelaria da UFPB, teve início em 2006, com o intuito de atender à crescente demanda do setor de hospitalidade do país e do estado da Paraíba. A formação e atuação profissional do bacharel em hotelaria é um tema que tem sido pouco aprofundado e, nesse entendimento, é essencial elucidar as questões que relacionam com a formação do bacharel em hotelaria e a sua inserção no mercado de trabalho. A justificativa para o presente estudo é compreender a situação dos egressos no que se refere à empregabilidade e avaliar se a formação recebida atende às necessidades do mercado de trabalho. Nesse sentido, torna-se fundamental investigar se a formação recebida pelos bacharéis em hotelaria está cumprindo seus propósitos na formação desse profissional. Este trabalho analisou a formação profissional do egresso do curso de hotelaria da Universidade Federal da Paraíba e a sua inserção no mercado de trabalho. Para tanto, realizou-se uma pesquisa descritiva, o instrumento de coleta de dados foi questionário aplicado com os 40 egressos do curso de hotelaria da Universidade Federal da Paraíba. De acordo com os dados, 45% dos egressos estão trabalhando na área. O trabalho comprovou que a formação em hotelaria está cumprindo seus propósitos na formação desse profissional e se materializa na competência de gestor. A pesquisa detectou que existe a necessidade de mais prática do cotidiano da hotelaria ao longo do curso, pois a prática é bem mais complexa que a teoria. Em relação a inserção no mercado de trabalho evidenciou-se que o profissional precisa de mais espaço, que os empresários não compreendem a importância do profissional e que são desvalorizados. What do you want to do ?New mailCopy