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Autenticidade: revisão de literatura e estado atual de sua discussão e aplicação no campo de turismo
 
     Autenticidade: revisão de literatura e estado atual de sua discussão e aplicação no campo de turismo
     
     


Autor(es):
Köhler, André Fontan


Periódico: Revista Iberoamericana de Turismo

Fonte: RITUR - Revista Iberoamericana de Turismo; v. 11 n. 1 (2021): 10 anos da Revista Iberoamericana de Turismo; 60-84

Palavras-chave:
Autenticidade; Corrente Construtivista; Corrente Pós-Modernista; Autenticidade Existencialista; Revisão de Literatura


Resumo: Objetiva-se apresentar, discutir e avaliar três conjuntos de textos sobre a autenticidade em turismo, a saber: a) trabalhos que se transformaram em referências “obrigatórias” na literatura; b) artigos que propuseram e aplicaram novas abordagens e metodologias, posteriormente utilizadas e refinadas pela literatura; e c) textos publicados nos últimos cinco anos, nos principais periódicos internacionais de turismo. Isso permite a avaliação acerca dos trabalhos mais importantes e sua contribuição, bem como a trajetória do conceito. A metodologia de pesquisa consiste em revisão de literatura teórica, histórica e de casos de estudo, reunida por meio da busca no Google Acadêmico, nos periódicos brasileiros de turismo e Annals of Tourism Research, Tourism Management e Journal of Travel Research. O artigo justifica-se pela escassez de textos em português sobre autenticidade em turismo. Acredita-se que tem havido o crescimento de interesse pelo conceito. Por fim, pretende-se evitar que ele seja utilizado de maneira “frouxa,” o que compromete seu valor. O artigo revisa as principais correntes, autores e abordagens acerca da autenticidade em turismo, provendo um quadro abrangente ao leitor. A polissemia e diversidade de abordagens acerca da autenticidade em turismo atestam a heterogeneidade e riqueza desse campo. A utilização e discussão desse conceito atestam que a literatura está aberta a aplicações mercadológicas e gerenciais e a discussões meta-teóricas e filosóficas. Já há vários estudos que trabalham a autenticidade como um atributo mercadejável, por meio de modelos estatísticos. Infelizmente, não foi possível encontrar trabalhos desse tipo na literatura nacional.