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Turismo criativo como estratégia de desenvolvimento: o caso de União dos Palmares, Alagoas
 
     Turismo criativo como estratégia de desenvolvimento: o caso de União dos Palmares, Alagoas
     
     


Autor(es):
Cavalcante, Mariana Magalhães
Fonseca, Débora de Barros Cavalcanti


Periódico: Revista Iberoamericana de Turismo

Fonte: RITUR - Revista Iberoamericana de Turismo; v. 11 n. 1 (2021): 10 anos da Revista Iberoamericana de Turismo; 264-286

Palavras-chave:
Turismo; Valorização cultural; Pequenas cidades; Desenvolvimento urbano; União dos Palmares


Resumo: O turismo criativo é uma evolução do turismo cultural e consiste na criação de produtos turísticos, em que o visitante tem uma maior aproximação dos valores, costumes e tradições da comunidade local. Essa conexão em um espaço pleno de história e simbolismo, pode produzir aprendizados mútuos e assim contribuir para a preservação do patrimônio cultural e para o desenvolvimento sócio territorial. No caso paradoxal de serem espaços ricos de cultura e história, mas pobres em termos financeiros, as pequenas comunidades em áreas rurais podem, de uma forma criativa, produzir alternativas econômicas. Este artigo busca, portanto, contribuir com a discussão e valorização da história, do patrimônio cultural e das produções culturais, no chamado turismo criativo, a partir do exemplo do município de União dos Palmares, com baixo nível de desenvolvimento humano e urbano, em Alagoas, por este ser um destino turístico pouco valorizado, diante de sua importância histórica, cultural e social. Este trabalho se constitui de três partes, na primeira é discutido o conceito de turismo criativo e sua relação com o desenvolvimento urbano. Na segunda parte é exposta uma análise físico-territorial do município, considerando os aspectos relacionados à história, geografia, economia, infraestrutura, sociedade e cultura. Na terceira são apresentadas algumas ideias que poderiam compor um plano de turismo criativo para União de Palmares, com propostas de melhorias na infraestrutura urbana e novos produtos turísticos criativos.