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Análise dos Impactos das Relações de Hospitalidade entre Stakeholders na Competitividade de Destinos Turísticos
 
     Análise dos Impactos das Relações de Hospitalidade entre Stakeholders na Competitividade de Destinos Turísticos
     
     


Autor(es):
Santos, Aristides Faria Lopes
Wada, Elizabeth Kyoko


Periódico: Ateliê do Turismo

Fonte: Ateliê do Turismo; v. 1 n. 1 (2017): Diversidade, Vozes e Sustentabilidade no Turismo

Palavras-chave:


Resumo: Desde aspectos econômicos a catástrofes ambientais podem impactar a competitividade dos destinos turísticos. Nesta pesquisa foi proposta a discussão sobre a influência das relações de hospitalidade entre os múltiplos stakeholders atuantes no setor de viagens e turismo sobre o nível de competitividade das destinações. A pesquisa foi desenvolvida no contexto do destino “Costa da Mata Atlântica”, localizado no litoral do estado de São Paulo, região sudeste brasileira. Esta pesquisa empírica caracteriza-se como um estudo de casos múltiplos, de natureza descritiva, cuja abordagem foi qualitativa. Como técnicas de coletas de dados foram empregadas pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e a aplicação de entrevistas pessoais semiestruturadas com dirigentes municipais de turismo e stakeholders indicados pelos mesmos. O destino turístico analisado é composto por nove municípios, dos quais três compuseram a área de abrangência do estudo: Cubatão, Itanhaém e Santos. Verificou-se que quanto mais colaborativas forem as relações entre o poder público e seus stakeholders, maiores serão os impactos positivos na competitividade da destinação, entretanto, foi identificado que, nos casos analisados, as Secretarias de Turismo não praticam a gestão do relacionamento com seus stakeholders de modo sistemático, o que pareceu ser contrário aos objetivos setoriais.