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Turismo Pedagógico e Utilização de Tecnologia Como Suporte Metodológicos no Processo Ensino-Aprendizagem em Educação Artística
 
     Turismo Pedagógico e Utilização de Tecnologia Como Suporte Metodológicos no Processo Ensino-Aprendizagem em Educação Artística
     
     


Autor(es):
Rodrigues, Jocimara de Oliveira Bonfim
Velasquez, Guilherme Garcia


Periódico: Ateliê do Turismo

Fonte: Ateliê do Turismo; v. 1 n. 1 (2017): Diversidade, Vozes e Sustentabilidade no Turismo

Palavras-chave:


Resumo: A introdução das novas tecnologias e softwares na educação tem se tornado uma necessidade no processo ensino-aprendizagem. Entretanto, nem sempre são utilizadas de forma abrangente em salas de aula, por motivos diversos que incluem desde o despreparo de profissionais, a falta de investimentos em infraestrutura nas escolas, assim como ausência de capacitação profissional continuada aos profissionais educadores. Boas iniciativas são aceitas e estimulantes aos alunos, principalmente no que tange aos adolescentes desta geração, que sempre estão conectados e inteirados sobre o uso dos variados softwares e aplicativos. Tratam-se de meios e ferramentas que podem ser grandes aliados nas vivências pedagógicas, colaborando para um maior interesse e, consequente, desenvolvimento criativo nas aulas. O presente artigo, de caráter qualitativo, apresenta uma análise sucinta sobre a utilização do Aplicativo “Curitiba Walk”, em aula de campo (turismo pedagógico) na disciplina de Arte, como aliado no processo de ensino-aprendizagem. Trata-se de um estudo que buscou comparar os resultados da atividade entre participantes e não participantes, no intento de analisar a efetividade da mesma no processo de ensino-aprendizagem. Os resultados obtidos são considerados relevantes, já que demonstram que as novas tecnologias são instrumentos estimulantes aos alunos e benéficas para a escola, desde que utilizadas como complementação ao ensino tradicional. Elas são capazes de trazer resultados além dos esperados (no ensino expositivo tradicionalista) e significativos no processo de avaliação. Referidos resultados foram evidenciados após avaliação cognitiva daqueles que participaram da aula de campo, quando comparados àqueles que apenas participaram das aulas expositivas tradicionais.