Publicações de Turismo
Nova busca:        


O Uso do Instagram por Agências de Turismo do Município de Parnaíba/PI
 
     O Uso do Instagram por Agências de Turismo do Município de Parnaíba/PI
     
     


Autor(es):
Costa, Rodrigo Silva
Perinotto, André Riani Costa


Periódico: Ateliê do Turismo

Fonte: Ateliê do Turismo; v. 1 n. 1 (2017): Diversidade, Vozes e Sustentabilidade no Turismo

Palavras-chave:


Resumo: O objetivo desse trabalho foi o de analisar qual o uso da rede social Instagram pelas agências de turismo cadastradas no CADASTUR (base de dados de 2015), localizadas na cidade de Parnaíba/PI. Foram selecionados cinco temas para serem analisados: informativos, divulgação de Parnaíba/PI e região local, promoções e pacotes, destinos turísticos e o uso de hashtags. Portanto, através do método netnográfico, foram monitorados os perfis das agências durante o mês de fevereiro de 2017. Os dados foram coletados, analisados e organizados em tabelas, baseadas nas tabelas de Thomaz, Biz e Gândara (2013). Verificou-se que, das 16 empresas cadastradas no CADASTUR, apenas nove fizeram o uso da rede social. Sendo que, algumas usam a rede social diariamente e outras raramente. As agências não publicaram nenhuma imagem específica do município de Parnaíba/PI, portanto, com a ausência de postagens dos pontos turísticos da cidade de Parnaíba/PI, o turista tende a não tangibilizar o destino e mesmo em se atentar em fazer uma possível viagem para a região.