Publicações de Turismo
Nova busca:        


Configuração físico-territorial do setor metalomecânico da serra gaúcha e sua relação com o turismo: estudo de Caxias do Sul (RS)
 
     Configuração físico-territorial do setor metalomecânico da serra gaúcha e sua relação com o turismo: estudo de Caxias do Sul (RS)
     
     


Autor(es):
César, Pedro de Alcântara Bittencourt


Periódico: Ateliê do Turismo

Fonte: Ateliê do Turismo; v. 2 n. 2 (2018): Agosto - Dezembro

Palavras-chave:
Redes Urbanas; Setor Metalomecânico; Desenvolvimento Urbano; Serviços Urbanos; Equipamentos Turísticos


Resumo: Pesquisa de lógicas espaciais, principalmente as localizacionais, do setor metalomecânico e sua relação com os equipamentos turísticos e de hospitalidade de Caxias do Sul (RS). Esta pesquisa tem como referência duas posições definidas: as transformações oriundas da indústria, mais especificamente, do setor metalomecânico e as relações geradas pelo consumo, definidas como urbanização turística. Adota-se Caxias do Sul/RS, principal núcleo produtivo deste setor no sul do país, como centralidade. Objetiva-se com o presente trabalho identificar as distribuições das unidades produtivas desse setor. Tais questões colaboram para um entendimento das relações entre os setores industriais e de hospitalidade. Assim, estudam-se as possibilidades de compreender as suas formas físico-territoriais e como as alternativas de fluxos diversos distribuem na oferta de hospitalidade urbana. Como procedimento metodológico, realiza-se estudo de referenciais teóricos acerca da temática, além de levantamento cadastral e localizacional do setor. Elaboram-se, posteriormente, representações espaciais com os respectivos dados levantados. A partir deste mapeamento destaca-se a importância da estrutura metalomecânica para região, identificando dimensões de sua rede produtiva e o distanciamento com a atividade turística, embora esta se posicione como importante motivadora da visitação na cidade.