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Hotelaria Pernambucana: um comparativo dos protocolos dos órgãos competentes frente à covid-19
 
     Hotelaria Pernambucana: um comparativo dos protocolos dos órgãos competentes frente à covid-19
     HOSPITALITY FROM PERNAMBUCO: A COMPARISON OF THE PROTOCOLS OF ORGANS COMPETENT BODIES AGAINST COVID-19
     


Autor(es):
Barbosa, José William de Queiroz


Periódico: Ateliê do Turismo

Fonte: Ateliê do Turismo; v. 4 n. 2 (2020): Agosto - Dezembro ; 53-71

Palavras-chave:
hotelaria; COVID-19; protocolos


Resumo: A pandemia global de Covid-19 atingiu fortemente a indústria de hotéis. Além disso, provocou um colapso nos setores do turismo e da hospitalidade. Quanto ao cenário pernambucano, no mês de abril de 2020, a taxa de ocupação nos hotéis do Grande Recife era de 5%. De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Pernambuco (ABIH-PE), dos 6.760 quartos disponíveis no Grande Recife, apenas 338 estavam ocupados. Diante desse contexto, este presente estudo tem por objetivo comparar os protocolos de prevenção à Covid-19 divulgados pelos órgãos competentes no âmbito da Hotelaria de Pernambuco, a partir de um detalhamento dos documentos publicados pelo Ministério do Turismo (MTur), pela Empresa de Turismo de Pernambuco (EMPETUR) e pela ABIH-PE. Para isso, foram considerados os seguintes setores para as comparações: recepção, governança, funcionários, higiene e segurança e alimentos e bebidas (A&B). A partir da técnica de análise de conteúdo (Triviños, 2013), foi possível realizar análises comparativas entre os três itens, a fim de identificar as semelhanças e disparidades presentes nos documentos oficiais. Os resultados mostraram que as maiores incidências dizem respeito ao atendimento prioritário dos hóspedes em grupo de risco, limpeza mais rigorosa nas acomodações, treinamento dos funcionários para prevenção à doença, utilização de EPIs e medidas para evitar aglomerações. A partir destas recomendações, mais hotéis poderão adotar estas medidas em suas operações, influenciando na diminuição dos impactos negativos que a pandemia causou no setor